RELATÓRIO DO PROJETO:
Conhecendo e valorizando nossas raízes.
1º Semestre/2017
Tema:
Diversidade Cultural: história e cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena.
Prof.:
Leticia Julieta Vanni
Turmas
multisseriadas: Hora atividade
CULTURA
ITALIANA:
·
Semanalmente, os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º
Anos, participam de aluna sobre Língua e Cultura Italiana, com a maestra
Leticia.
·
Hora do conto: “Uma vovó italiana”, do autor
Guilherme Del Campo.
·
Observação do caminho da Itália até o Brasil
através de Globo Terrestre e mapa. Conversação sobre descendência italiana.
·
Reconhecimento das cores da bandeira italiana
·
Vídeo: “Farroupilha-Berço da Imigração
Italiana no RS”.
·
Painel sobre Imigração Italiana, através de
fotos antigas.
·
Audição e canto de músicas italianas.
·
Construção da árvore genealógica na língua
italiana.
CULTURA INDÍGENA:
·
Mascote Kauê visitará as famílias. Os alunos,
juntamente com as família, pesquisarão aspectos relacionados a cultura indígena
e socializarão para a turma.
·
Confecção de objetos da tradição indígena com
a família para exposição na escola.
·
Hora do conto: “ Kabá Darebu”, do autor
Daniel Mundukuru. Conversação sobre os costumes indígenas.
·
Oficina de cerâmica (argila) – A cerâmica é
uma das técnicas artesanais mais conhecidas dos povos indígenas, usada na
produção de vasos, bonecos e potes utilitários.
·
Música: Os Dez Indiozinhos.
·
Receita culinária indígena: Bolo de Fubá
·
Pintura corporal.
·
Jogo da Onça (jogo matemático da cultura
indígena).
·
Brincadeiras recreativas indígenas: O cacique
mandou; Explorando a Floresta; A Brincadeira do sapo Taroké; Passa Passará (Sol
e Lua); Corrida do Saci; O gavião e os passarinhos; Cama de Gato.
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA:
·
Hora do conto: “A Galinha Preta”, da autora
Martina Schlossmacher. Conversação sobre a diversidade cultural, as diferenças
e sobre a importância de cada um.
Hora
do conto: “Você é... como você é ...”, da autora Jocelaine Silva. Conversação
sobre o respeito as diferenças e a diversidade cultural brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário