VALORIZANDO A CULTURA
BRASILEIRA.
1- Objetivo:
Conhecer
e valorizar a diversidade Étnico-Cultural Brasileira, bem como
desenvolver o respeito às diferenças, ampliando o conhecimento cultural.
2- Recursos
a serem utilizados:
·
Livro infantil
·
Fantoche
·
Mapa-Múndi
·
Jornal
·
Papel crepom
·
Fita, tesoura e cola.
·
Barbante
·
Tecido
·
Bonecas
3- Descrição
da atividade proposta:
1º Momento:
Contação
da história “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado,
utilizando fantoche do personagem principal.
2º Momento:
Questionamentos orais (roda de
conversa):
·
O que é
ser bonito?
·
Como uma
pessoa deve ser para ser bonita?
·
Nós somos
todos iguais? Com quem nos parecemos?
·
É
importante respeitarmos as diferenças? Já pensarem se todos nós fôssemos iguais?
3º Momento:
Mostrar, no mapa-múndi, os cinco continentes: a
América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são
divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas,
músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é
igual a ninguém e é isso que dá graça à vida.
Conversa com as crianças sobre as
"famílias" (povos) que formam o Brasil: os índios, o negro, o
colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc. Explicando
que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família brasileira, que
tem as características de suas origens. Lembrar aqui as contribuições
desses povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias etc.
4º Momento:
Interpretação escrita da história em pequenos grupos:
5º Momento:
Confecção de brinquedo de origem africana
“Barangandã”, conhecendo sua origem.
História
do Barangandã: Origem Africana
Há muito tempo... Na época das avós de nossas
avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se em roda para
contar estórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas
contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa
imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça
envergonhada, que não queria compartilhar suas estórias. Então, as mais
experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram
um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃ.
BARANGANDÃ, o brinquedo inventado, era usado
para esquentar o corpo, para relaxar... Elas rodavam, rodavam, ondulavam as
cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam estórias da vida,
estórias do sonho, estórias do medo, palavras inventadas. Barangandã significa
balançar.
Construção do Barangandã
*MATERIAIS:
Papel crepom colorido
Jornal
Barbante
Fita
Tesoura
Papel crepom colorido
Jornal
Barbante
Fita
Tesoura
*MODO DE FAZER:
Corte o papel crepom em tiras coloridas e compridas.
Junte cinco tiras de diferentes cores.
Pegue uma folha de jornal, enrole e depois dobre.
Enrole esta tira de jornal com o papel crepom e o barbante no meio até formar um pequeno “cilindro”.
Enrole esta tira de jornal com o papel crepom e o barbante no meio até formar um pequeno “cilindro”.
Passe fita em volta. Para brincar, segure pelo barbante e gire o
brinquedo bem rápido.
Brincadeiras
com o brinquedo: realizar movimentos altos, baixos, rápido, devagar.
6º
Momento:
Organização
do espaço “AQUI TEM CULTURA”, utilizado para momentos de leitura deleite e
rodas de conversa. O espaço contêm obras literárias infantis que enfatizam a
cultura afro-brasileira e indígena.
7º
Momento:
Comparação
entre brinquedos. Foi solicitado que os alunos trouxessem bonecas de
representam a origem africana. Discussão sobre aspectos abordados nas aulas
anteriores relacionados ao respeito a diversidade cultural.
4- Reflexões
a serem realizadas com os estudantes acerca da temática.
·
Importância
do respeito à diversidade étnico-cultural que compõe o Brasil.
·
Valorização
das diferenças.
·
Importância
das diversas culturas para a formação do povo brasileiro.
·
Frase de
uma aluna:
- “Nosso
país é muito bom, pois é uma mistura dos bons costumes de cada povo que veio
para cá”.
5- Fonte
e/ou referências bibliográficas.
http://afrocorporeidade.blogspot.com.br/
www.acessaber. com.br
TIRADENTES,
J.A. Sociedade em construção: história e cultura afro-brasileira: o negro na
formação da sociedade brasileira. São Paulo: Direção, 2008.
SEMENTINHAS
DE AMOR
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