domingo, 6 de setembro de 2015

VALORIZANDO A CULTURA BRASILEIRA.

1-    Objetivo:
Conhecer e valorizar a diversidade Étnico-Cultural Brasileira, bem como desenvolver o respeito às diferenças, ampliando o conhecimento cultural.

2-    Recursos a serem utilizados:
·         Livro infantil
·         Fantoche
·         Mapa-Múndi
·         Jornal
·         Papel crepom
·         Fita, tesoura e cola.
·         Barbante
·         Tecido
·         Bonecas

3-    Descrição da atividade proposta:

1º Momento:

Contação da história “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado, utilizando fantoche do personagem principal.







           

2º Momento:

Questionamentos orais (roda de conversa):

·         O que é ser bonito?
·         Como uma pessoa deve ser para ser bonita?
·         Nós somos todos iguais? Com quem nos parecemos?
·         É importante respeitarmos as diferenças? Já pensarem se todos nós fôssemos iguais?


3º Momento:
Mostrar, no mapa-múndi, os cinco continentes: a América, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania, ressaltando que eles são divididos em países, cada um com seus costumes e tradições, suas festas, músicas e danças, suas religiões e seu jeito de ser, pois ninguém é igual a ninguém e é isso que dá graça à vida. 
Conversa com as crianças sobre as "famílias" (povos) que formam o Brasil: os índios, o negro, o colonizador europeu, os imigrantes italianos, japoneses, árabes, judeus etc. Explicando que esses povos foram se cruzando, para formar a grande família brasileira, que tem as características de suas origens. Lembrar aqui as contribuições desses povos nas festas, na música, na culinária, nas histórias etc.

4º Momento:

Interpretação escrita da história em pequenos grupos:

5º Momento:

Confecção de brinquedo de origem africana “Barangandã”, conhecendo sua origem.

História do Barangandã: Origem Africana

Há muito tempo... Na época das avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se em roda para contar estórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas estórias. Então, as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃ.
BARANGANDÃ, o brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar... Elas rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam estórias da vida, estórias do sonho, estórias do medo, palavras inventadas. Barangandã significa balançar.



Construção do Barangandã
*MATERIAIS:
Papel crepom colorido
Jornal
Barbante
Fita
Tesoura

*MODO DE FAZER:
Corte o papel crepom em tiras coloridas e compridas.
Junte cinco tiras de diferentes cores.
Pegue uma folha de jornal, enrole e depois dobre.
Enrole esta tira de jornal com o papel crepom e o barbante no meio até formar um pequeno “cilindro”.
Passe fita em volta. Para brincar, segure pelo barbante e gire o brinquedo bem rápido.













Brincadeiras com o brinquedo: realizar movimentos altos, baixos, rápido, devagar.




6º Momento:

Organização do espaço “AQUI TEM CULTURA”, utilizado para momentos de leitura deleite e rodas de conversa. O espaço contêm obras literárias infantis que enfatizam a cultura afro-brasileira e indígena.





7º Momento:

Comparação entre brinquedos. Foi solicitado que os alunos trouxessem bonecas de representam a origem africana. Discussão sobre aspectos abordados nas aulas anteriores relacionados ao respeito a diversidade cultural.



4-    Reflexões a serem realizadas com os estudantes acerca da temática.

·         Importância do respeito à diversidade étnico-cultural que compõe o Brasil.  
·         Valorização das diferenças.    
·         Importância das diversas culturas para a formação do povo brasileiro.
·         Frase de uma aluna:
- “Nosso país é muito bom, pois é uma mistura dos bons costumes de cada povo que veio para cá”.


5-    Fonte e/ou referências bibliográficas.


http://afrocorporeidade.blogspot.com.br/


www.acessaber. com.br

TIRADENTES, J.A. Sociedade em construção: história e cultura afro-brasileira: o negro na formação da sociedade brasileira. São Paulo: Direção, 2008.


SEMENTINHAS DE AMOR


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