PROJETO
ATITUDE CIDADÃ
AÇÕES
DESENVOLVIDAS
Prof.
Adrieli Matos
Turma
multisseriada – 2º, 3º, 4º e 5º Anos
- Construímos em conjunto o conceito de
cidadania a partir de uma pesquisa realizada pelos alunos sobre o significado
do termo e dos questionamentos: Onde vivemos? Vivemos sozinhos ou em
comunidade? As nossas ações têm efeito só em nossas vidas, ou nas vidas das
outras pessoas também? Do que precisamos para viver bem com outras pessoas?
Como devemos agir para melhorar a convivência em casa, na escola e na
comunidade? O que podemos fazer para melhorar a vida em nosso planeta?
- Durante uma semana, trabalhou-se
cidadania em diferentes contextos sociais. Para isso, em cada dia da semana foi
apresentado uma música referente ao tema abordado em aula.
- Apresentação e reflexão da
música Pequeno Cidadão, de Arnaldo Antunes e Antônio Pinto.
- Apresentação da música “Planeta Água”
de Guilherme Arantes.
- Apresentação da música “Rua da
Passagem” de Arnaldo Antunes e Lenine.
- Apresentação da música “Depende de
Nós” de Ivan Lins.
- Identificamos direitos e deveres dos
cidadãos.
- Trabalhamos com poemas sobre o tema
“cidadania”.
- Relacionamos o ato de ser cidadão com
o meio ambiente: atitudes cidadãs de respeito e cuidado à natureza.
- Compreendemos a importância das
atitudes cidadãs no trânsito e por meio disso identificamos as diferentes
normas e sinalizações do transito.
- Produzimos textos referentes à
cidadania no trânsito.
- Identificamos o significado do termo
“consumidor” e reconhecemos os direitos e deveres do cidadão consumidor.
- Produção em quadrinhos sobre o tema
cidadania.
- Cálculos e desafios matemáticos
envolvendo o sistema monetário.
- Realizou-se uma pesquisa a respeito de
quais produtos são anunciados nos canais de televisão aberta e a frequência com
que aparecem. Os alunos também pesquisaram que produtos se pode encontrar em um
encarte comercial.
- Abordamos temas relacionados ao consumidor,
analisando rótulos de embalagens, conhecendo o órgão de proteção e defesa do
consumidor (PROCON) e aprendendo a conhecer uma nota fiscal, bem como, saber
analisá-la e exigi-la como um direito do consumidor. Para isso, utilizou-se de
recursos didáticos compartilhados pela prefeitura de Farroupilha.
- Realizamos uma eleição na turma com o
intuito de identificar o que poderia melhorar em nossa cidade, bem como,
compreender a importância do voto e da busca por uma sociedade mais justa e
igualitária.
- Contação do livro “Vote em mim”.
-
Alunos divididos em duplas. Cada dupla deveria criar suas propostas e após uma
votação decidir-se-ia qual dupla mereceria ser eleita.
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