segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PROJETO ATITUDE CIDADÃ


AÇÕES DESENVOLVIDAS

Prof. Adrieli Matos
Turma multisseriada – 2º, 3º, 4º e 5º Anos

- Construímos em conjunto o conceito de cidadania a partir de uma pesquisa realizada pelos alunos sobre o significado do termo e dos questionamentos: Onde vivemos? Vivemos sozinhos ou em comunidade? As nossas ações têm efeito só em nossas vidas, ou nas vidas das outras pessoas também? Do que precisamos para viver bem com outras pessoas? Como devemos agir para melhorar a convivência em casa, na escola e na comunidade? O que podemos fazer para melhorar a vida em nosso planeta?
- Durante uma semana, trabalhou-se cidadania em diferentes contextos sociais. Para isso, em cada dia da semana foi apresentado uma música referente ao tema abordado em aula.
- Apresentação e reflexão da música Pequeno Cidadão, de Arnaldo Antunes e Antônio Pinto.
- Apresentação da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes.
- Apresentação da música “Rua da Passagem” de Arnaldo Antunes e Lenine.
- Apresentação da música “Depende de Nós” de Ivan Lins.
- Identificamos direitos e deveres dos cidadãos.
- Trabalhamos com poemas sobre o tema “cidadania”.
- Relacionamos o ato de ser cidadão com o meio ambiente: atitudes cidadãs de respeito e cuidado à natureza.
- Compreendemos a importância das atitudes cidadãs no trânsito e por meio disso identificamos as diferentes normas e sinalizações do transito.
- Produzimos textos referentes à cidadania no trânsito.
- Identificamos o significado do termo “consumidor” e reconhecemos os direitos e deveres do cidadão consumidor.
- Produção em quadrinhos sobre o tema cidadania.
- Cálculos e desafios matemáticos envolvendo o sistema monetário.
- Realizou-se uma pesquisa a respeito de quais produtos são anunciados nos canais de televisão aberta e a frequência com que aparecem. Os alunos também pesquisaram que produtos se pode encontrar em um encarte comercial.
- Abordamos temas relacionados ao consumidor, analisando rótulos de embalagens, conhecendo o órgão de proteção e defesa do consumidor (PROCON) e aprendendo a conhecer uma nota fiscal, bem como, saber analisá-la e exigi-la como um direito do consumidor. Para isso, utilizou-se de recursos didáticos compartilhados pela prefeitura de Farroupilha.
- Realizamos uma eleição na turma com o intuito de identificar o que poderia melhorar em nossa cidade, bem como, compreender a importância do voto e da busca por uma sociedade mais justa e igualitária.




- Contação do livro “Vote em mim”.
- Alunos divididos em duplas. Cada dupla deveria criar suas propostas e após uma votação decidir-se-ia qual dupla mereceria ser eleita.



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