quinta-feira, 21 de julho de 2016

COM-VIDA para ação


Nossa Agenda 21 escolar

Pedras no caminho
Problemas (que apareceram no diagnóstico da escola)
Sonhos (no mínimo 1 sonho para cada pedra que foi escolhida)
Ação ( no mínimo 3 ações para tornar cada sonho realidade)


Quando?


Quem?


Onde?


Com que?

Pedra 1: Manutenção do espaço verde: horta e jardim.




Sonho 1: Manter um canteiro de flores, chás e a horta.



Realizar a compra de mudas e solicitar mudas aos alunos.

Maio e Setembro de 2016
Professora Leticia e alunos da escola.
Compra na casa agrícola.
Contribuição dos alunos da sua própria casa.
Mudas.
Revitalizar, arrancar as folhagens antigas e adubar o canteiro.

Abril e Agosto de 2016.
Estagiária, professoras e alunos do 2º ao 5º ano.
Na escola.
Enxadas, picareta e rastel.
Manutenção das garrafas pets na beirada do canteiro para que a chuva não leve embora a terra.
Todo o ano letivo.

Os alunos, professores e a estagiária.
Na escola.
Enxada e garrafas pets.
Pedra 2: Poucos materiais para a prática da Educação Física e recreação.
Sonho 2: Ter mais materiais para a prática da Educação Física e recreação.

Realizar a confecção de bambolês.

Março e abril de 2016.
Os alunos com suas famílias.
Em casa.
Mangueira.
Realizar a confecção de bolinhas de meia.

Abril e Maio de 2016.
Alunos do 2º ano 5º ano, estagiária e professoras.
Na escola.
Jornal, restos de malha e meia-calça.
Produzir materiais que servirão de obstáculos para a prática de atividades físicas.
Março, abril e maio de 2016.

Alunos e professoras.

Na escola.


Frascos de xampu vazios e areia.


Confeccionar brinquedos, utilizando materiais alternativos, de uso coletivo na escola.
Todo o ano.
Alunos, professoras e estagiária.
Na escola.
Garrafas pet, caixas de leite, tampinhas, restos de tecidos, latas, etc.

Pedra 3: Reutilização do lixo orgânico.








Sonho 3: Ter uma composteira para transformação do lixo orgânico produzido na escola em húmus para o canteiro.

Levantamento e identificação dos resíduos produzidos.


Março de 2016.


Professoras e alunos.
Na escola.
Através de conversação e observação da lixeira da escola.
Identificação das lixeiras em lixo orgânico e lixo reciclável.

Março de 2016.
Estagiária Juliane com alunos.
Na escola.
Utilizando baldes plásticos, papel e fita.

Ter uma composteira.



Para 2016
Professora, voluntária e empresa doadora.
Na escola.
Bombona, terra, substratos.


Pedra 4: Devido ao número de alunos, a escola não dispõe de faxineira.





Sonho 4: Ter famílias de alunos como voluntárias da escola.




Organizar cronograma de famílias participantes do mutirão mensal de manutenção, conservação e limpeza do prédio escolar.

Março de 2016.

CPM e Conselho Escolar.

Na escola.

Papel e caneta.


Limpeza da parte interna e pequenos reparos
(necessários).
Uma vez ao mês.
Famílias voluntárias dos alunos.
Na escola.
Produtos de limpeza em geral e ferramentas.


Limpeza da parte externa: pátio(corte da grama), limpeza das calhas, corte de galhos de plantas.
Uma vez ao mês.
Famílias voluntárias dos alunos.
Na escola.
Materiais de uso geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário