domingo, 29 de novembro de 2015

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Como tema de casa cada aluno pesquisou seu comprimento ao nascer na Carteira de Vacinação, cada aluno apresentou para os colegas sua medida no nascimento. Após cada aluno recebeu um fio de lã verde para medir na régua de madeira e  cortá-lo do tamanho do seu nascimento.
Os alunos ficaram surpresos ao ver o tamanho do fio, começaram a pegá-lo no colo como se fosse um bebê, as meninas fizeram comparações com as bonecas que tem em casa:
“ - Nossa eu era do tamanho da minha boneca!”




Logo os alunos começaram a comparar seus tamanhos e prontamente organizaram os fios em ordem. A partir disso, fizemos registro no caderno contendo as medidas de comprimento de cada aluno ao nascer em ordem crescente. Propus questionamento:
- Vocês mediam mais ou menos de 1 m?
- Quem era maior?
- Quem era menor?
- Qual a diferença entre o maior e o menor comprimento?



Então apresentei a régua de madeira contendo 1 m, a fita métrica de 1m 50 cm, duas trenas (de 3m e outra de 5 m) e réguas de 30 cm e 15 cm. Conversamos sobre a utilidade de cada instrumento no cotidiano das pessoas e fizemos comparações entre eles.


Após dividi os alunos em duplas e cada dupla utilizou um dos instrumentos para medição das alturas. Foi proporcionado este momento livre para exploração dos materiais.





   
          
Na sequência aconteceu a contação da história:




           
            Debatemos sobre as facilidades de sermos altos e os benefícios de sermos baixos. Os alunos foram muito participativos nos exemplos.
Logo realizamos as medidas oficiais de cada um e organizamos as mesmas em uma tabela na ordem crescente.




A medida da altura atual também foi representada através do fio de lã na cor azul. As medidas foram realizadas novamente na régua de 1 m. Os alunos puderam perceber que agora medem mais que 1 m, pois precisavam retornar ao início da régua para completar a medida.


Na sequência realizaram a comparação de quantos bebês correspondia a medida da altura atual.

Fizemos cálculos registrando a diferença entre a altura atual e a do nascimento e fizemos comparações:
- Quem cresceu mais desde que nasceu? Quanto cresceu?
Eles puderem perceber que na turma todos haviam crescido até então menos de 1 m. Relacionaram o crescimento a alimentação e ao biótipo genético comparando aos familiares.
Após montamos um painel com a seguinte legenda: N para nascimento e A para atual, fixando em cada aluno os dois fios referente as alturas.



Como tarefa de casa os alunos mediram os membros da família e realizaram ilustração dos mesmos em ordem decrescente.




                Os alunos já haviam trabalhado, em outros momentos, com as medidas de comprimento. Porém ficaram muito entusiasmados principalmente nas comparações realizadas com as alturas do nascimento e a atual. A comparação feita através da utilização do fio de lã foi muito significativa e proporcionou uma imagem do comprimento real, deixando os alunos surpresos.

Professora: Leticia J. Vanni
Colaboração: Estagiária - Juliane Bartelle


Nenhum comentário:

Postar um comentário